Architect: Pedro Henrique Arquiteto
Area: 160 m²
Year of conclusion: 2022
Main Architect: Pedro Henrique
Collaboration: João Silva, Filipe Almeida
Interior Design: Ana Guede
Architectural photographer: Ivo Tavares Studio
Location: Esmoriz, Portugal
Palheiro Reinterpretação e memória – Situado em Esmoriz, este projecto é uma reinterpretação contemporânea da casa dos pescadores denominada “Palheiro”, que surgiu no início do século XIX como resposta à necessidade de habitar a praia. Estas arquiteturas vernáculas marcaram a paisagem do litoral português ao longo dos anos.






The architectural object intends to promote the preservation of this regional heritage as well as recover the collective memory of the community, establishing a direct dialogue between the past, present and future.









A forma arquetípica é inteiramente feita de concreto, utilizando madeira para marcar a estereotomia nas fachadas. Este último material também aparece nas capas rítmicas e destacadas.






O acesso ao nível de entrada faz-se através de uma rampa elevada do solo, construída sobre estacas semelhantes aos passadiços costeiros. É nesta mesma estrutura que também se projetam plataformas, resultando em terraços que surgem como uma extensão do espaço interior. Esta é uma das particularidades da obra, que é garantida pela utilização de grandes janelas de correr associadas às portadas exteriores, que se projectam sobre os terraços, e consequentemente os protegem. No interior, a escada é o elemento central que ajuda a definir e organizar os espaços, conferindo-lhes amplitude.






Anível programático, a casa organiza-se em dois pisos. O rés-do-chão é organizado por toda a zona social, o quarto principal e um WC. No 1º andar encontramos uma ampla zona de descanso, um segundo quarto, WC e arrecadação.
















































































